25 de fevereiro de 2011

Nise Palhares: voz inconfundível nas noites cariocas

Vi outro dia, no YouTube, a cantora carioca Nise Palhares interpretando música do Nirvana, Smells Like Teen Spirit. Coisa linda! Voz quente e forte. Gestual e expressividade singulares. Era Nise cantando e não outra. Interpretação absolutamente original.

Embora dividisse o palco naquele momento com outra cantora – creio que não era um show seu, apenas fazia uma participação pra lá de especial –, sua presença preencheu todos os cantos daquele bar. Com Nise é assim, não tem pra ninguém.
Está na mídia eletrônica, projetou-se no Reality Show Ídolos, da TV Record, em 2010, já é bastante conhecida do público que freqüenta as casas noturnas cariocas e tem se apresentado também fora do Rio, em shows em São Paulo e em outras cidades pelo país afora. Apesar disso, Nise Palhares não tem CD gravado ainda. Mas é apenas questão de tempo. Como afirmou o jurado Luiz Calainho, durante apresentações do Ídolos, “estamos testemunhando o nascimento de uma artista absolutamente impressionante”. Impossível ficar imune a tal fenômeno. Impossível produtores e gravadoras não perceberem em Nise a promessa certa de sucesso.
Em suas apresentações, ela leva o público ao delírio. Não há como não ser hipnotizado por seu jeito vigoroso e, ao mesmo tempo, doce de cantar. Tem canções de autoria própria e interpreta desde os sucessos românticos da MPB (como comprovam os vários vídeos postados pelos fãs no YouTube) até os clássicos do Rock’n Roll. Com seus dez anos de estrada, percorrendo os tortuosos caminhos da arte e vencendo os obstáculos comuns aos que vivem de música, Nise tornou-se boa demais no que faz e já pode dispensar os rótulos e as comparações.
Embora seu timbre seja grave, não imita Betânia, não canta como Ana Carolina, não se parece com Cássia Eller. Nise é somente Nise. Autêntica e irreverente no palco, tem precisão rítmica, bom gosto nas escolhas do repertório e talento ao imprimir seu estilo nas interpretações. Ouvir sua voz inconfundível (negróide como das cantoras Sarah Vaughan e Nina Simone, e rouca como de Janis Joplin) é como estar próximo a um vulcão que, a qualquer momento, pode entrar em erupção. Força, densidade e paixão transbordam dessa mulher que preserva, no entanto, um jeito moleca de rir e falar, a docilidade de uma garotinha. Além do bom humor e do carisma que cativam o público.  
É isso, caros leitores, estamos assistindo ao nascimento de uma estrela. Digo isso sem exageros. Nise Palhares é desses poucos artistas que ultrapassam os limites, transcendem. Ela veio pra ficar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário