21 de fevereiro de 2011

Lideranças Guarani Kaiowá pedem Justiça, Terra e Vida

No ano passado uma delegação de lideranças Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, esteve em São Paulo pedindo apoio aos movimentos sociais no caso do assassinato do cacique Marcos Verón e na questão da luta pela demarcação de suas terras, situação que vem gerando violência, explusão de famílias de suas moradias e despejos. Foi em confronto como esses que morreu o líder Marcos Veron. Conheço e estimo sua família, suas filhas, víuva, netos, que neste momento estão vindo a São Paulo para acompanhar de perto o julgamento dos assassinos, que será retomado hoje, 21 de fevereiro. A eles, meu mais profundo desejo de que a justiça seja feita. 

Segue abaixo a Carta das Lideranças Indígenas aos Movimentos Sociais de São Paulo:

 

Viemos do Mato Grosso do Sul a São Paulo, em maio de 2010, na luta por nossos direitos, buscando apoios e aliados, esclarecendo a dramática situação por que passam os mais de 40 mil Kaiowá Guarani, espremidos em menos de 40 mil hectares de terra e jogados às beiras das estradas em 22 acampamentos indígenas. Estamos cada vez mais sendo engolidos pela cana, soja e gado. O nosso direito que foi conquistado na Constituição de 1988, não está sendo cumprido.

Várias usinas de etanol estão em construção, sendo previsto um total de 60 novas usinas, a serem construídas nos próximos anos, em cima de nossos territórios. Tudo isso põem em perigo a nossa sobrevivência como povo Guarani, caso não sejam tomadas as providências imediatas de reconhecimento de nossos territórios.
A situação de violência a que estamos submetidos e que acontecem em nossas aldeias é considerada superior ao que acontece nas grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo e mesmo nas áreas de guerra, como Iraque e outroslugares de conflitos abertos, pelo mundo afora.
Sabemos que essa situação só vai melhorar com a nossa efetiva luta e apoio dos aliados e amigos no Brasil e pelo mundo afora. É por isso que estamos aqui em São Paulo nesses dias.
Viemos reivindicar e exigir das autoridades responsáveis:
1. A urgente conclusão da identificação e demarcação de todas as terras Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul;
2. Que dentro dos próximos 80 dias, a FUNAI tome providências necessárias para o reconhecimento e permanência da comunidade Kurusu Ambá em suas terras, ressaltando que o grupo de trabalho de identificação da FUNAI está paralisado;
3. Que ocorra a punição dos responsáveis pelos assassinatos de todos os Guarani Kaiowá, nos últimos anos, na luta por seus direitos;
4. Queremos o julgamento imediato, dos acusados do assassinato da liderança Guarani Marcos Verón;
5. Queremos o empenho da Polícia Federal para a localização do corpo do professor Olindo Vera, desaparecido há mais de 6 meses e a punição dos assassinos do professor Genivaldo Vera;
6. O julgamento imediato da Terra Indígena Nhanderu Marangatu, pelo Supremo Tribunal Federal;
7. Urgente solução para a dramática situação em que se encontra a comunidade Laranjeira Nhanderu, despejada na beira da BR-163, em setembro de 2009, encontrando-se em situação de estrema insalubridade, violência e miséria.
“Somos os verdadeiros donos desta terra.
Acabou a nossa paciência, o que nos
resta é a nossa união e mobilização
na luta pelos nossos direitos e apoio de todos.”

Lideranças das comunidades Kaiowá Guarani, do Mato Grosso do Sul: Kurusu Ambá, Ypo´í, Laranjeira Nhanderu, Taquara, Nhanderu Marangatu
São Paulo, 7 de maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário